Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Churrasco de Encerramento de Período!

Atenção alunos do curso de Medicina Veterinária da USS:

O CAVET-USS estará realizando, na sexta-feira, 02/12, um churrasco no portão do campus da USS para comemorar o encerramento do período. 
Os alunos podem pagar o valor de R$12,00 antecipado na sede do Cavet ou, se preferirem, pagar na hora do evento, que irá começar às 16:00h.
Contamos com a participação de todos, vamos marcar a identidade do nosso curso na USS e fazer com que esse "churrasco do portão" seja marca registrada da Vet! 

#ÉaVET!

USS nota 4

O CAVET-USS tem orgulho em informar que a nossa universidade foi classificada como nota 4 na avaliação institucional do MEC. Congratulações a todos, universidade, professores e alunos por fazerem parte dessa grande conquista!

Bem-estar animal na Bovinocultura de corte

PADRÕES DE CUIDADOS COM ANIMAIS: GADO DE CORTE

SELO DE CERTIFICAÇÃO HUMANITÁRIA

O Humane Farm Animal Care é uma fundação beneficente sem fins lucrativos que tem como  missão melhorar o bem-estar de animais de produção, estabelecendo padrões viáveis e confiáveis  adequadamente monitorados para a produção humanitária de alimentos e garantindo aos  consumidores que produtos certificados atendam a esses padrões.
O Humane Farm Animal Care é apoiado pelo conjunto de Organizações de Proteção aos  Animais, Indivíduos e Fundações, como a American Society for the Prevention of Cruelty to  Animals e a Humane Society dos Estados Unidos.
Os padrões do Humane Farm Animal Care foram desenvolvidos para fornecer os únicos padrões  aprovados para criação, manejo, transporte e abate de gado de corte e para serem usados no  programa “Certified Humane”. Esses padrões incorporam pesquisa cientifica, recomendações de  veterinários e experiências práticas do setor. Os padrões se baseiam nas diretrizes do Royal  Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), em informações científicas atuais e  em outros padrões e diretrizes práticas reconhecidas para o cuidado apropriado de animais.


Para acessar o arquivo completo, CLIQUE AQUI.

domingo, 27 de novembro de 2011

Atividade Prática da Liga de Grandes Animais

Ocorreu no dia 10 de novembro a primeira atividade prática da liga de grandes animais. OS integrantes da liga tiveram a oportunidade de participar das atividades em reprodução assistida de equinos no centro de reprodução do Professor Gustavo Gomes.
Atenção: Os alunos interessados em ingressar na liga de grandes animais “OS GRANDES”, procurem o CAVET-USS para maiores informações.




Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Grupo interdisciplinar do projeto de pesquisa em comportamento de Macacos Prego (Cebus apella)

Têm ocorrido semanalmente encontros do projeto de pesquisa Macacos do Gênero Cebus (macaco prego) em Cativeiro (CETAS – IBAMA): Comportamento, Enriquecimento Ambiental e Tratamento Homeopático de Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC).
As reuniões ocorrem nas quartas e sextas as 17:30 no CAVET-USS, intermediadas pelo Professor Ricardo José Bottecchia com a participação dos alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Biologia, uma das temáticas do projeto é a criação de um grupo interdisciplinar de discussão em comportamento de Macacos Prego em recinto do Cetas-Ibama (Seropédica/RJ), por intermédio de filmagens do LABCOMP (laboratório comportamental), possibilitando a troca de informações, conhecimentos e debates sobre o projeto de pesquisa.



Clique nas imagens para ver em tamanho maior

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Resultado da Enquete Sobre Rodeios

Encerramos a enquete sobre rodeios que havíamos postado aqui no blog para que nossos visitantes pudessem expressar suas opiniões sobre esse assunto tão polêmico.

A pergunta era a seguinte:
"Um assunto importante dentro da temática de bem estar animal e que divide muitas opiniões é o rodeio. O que você, como cidadão e participante ativo da área médico-veterinária, pensa a respeito dessa atividade ?"

E as opções, com seus respectivos votos:

"Sou absolutamente contra o rodeio, pois faz com que os animais sofram, o que fere a Declaração Universal dos Direitos dos Animais (UNESCO)."
69% dos votos

"Sou a favor, desde que sejam minuciosamente respeitados todos os aspectos da Lei do Rodeio."
21% dos votos

"Sou absolutamente a favor do rodeio, pois além de ser um esporte é uma manifestação cultural." 
4% dos votos
"Gosto da exibição como entretenimento, mas desconheço a legislação e a maneira como os animais são manejados dentro e fora da arena."
4% dos votos
"Não sei." 
0% dos votos

É isso aí gente, valeu a todos que votaram, é importante que expressem suas opiniões! Continuem participando das novas enquetes e até a próxima!

Mudança na Convocação

Caros colegas,
 Convocados somente  os representantes do 8°período e 9°período do curso de Medicina Veterinária para comparecerem na USS no dia 21 de novembro (segunda-feira) às 19:00 horas.

Assunto: reunião  com o MEC.

domingo, 20 de novembro de 2011

Triste Realidade Universitária da USS

O DCE tentou por inúmeros esforços reunir todos os alunos por intermédio dos Centros Acadêmicos em prol do movimento TRIBUSS, que tem como ideal a busca de melhorias para os universitários na USS, por intermédio de ofícios e manifestações dirigidos a reitoria e presidência, no entanto a aderência e o comprometimento de alguns Centros Acadêmicos não forma condizentes com o acordado.
A realidade é que a presidência ou direção de alguns Centros Acadêmicos não possui a responsabilidade e representatividade condizentes com a importância dos seus cursos, no entanto o CAVET-USS se orgulha de estar presente no movimento apoiando sempre o DCE, esse movimento não tende a terminar, mas sim se reconfigurar com essa triste realidade, a ideologia primordial de lutarmos pelos interesses dos alunos continua viva!

Seminários da Liga Os Grandes

Atenção integrantes da liga de grandes animais "OS GRANDES": Apresentação de seminários na quinta-feira, dia 24/11 às 17:30 horas, na biblioteca da USS.

Liga de Grandes Animais

Foi realizada a primeira reunião da liga "OS GRANDES" no CAVET-USS, dia 13/11 às 17:30h. Em suma,  foi definindo o novo logo da liga, assim como mudanças no estatuto, e abertura de 2 vagas para ingresso na liga devido a procura dos alunos. Foram também definidos os projetos, seminários e atividades a serem realizadas.
A liga de grandes animais, "OS GRANDES", tem encontros semanalmente com Professor Gustavo Gomes no sítio barreiro, a Fazenda Experimental, todas as quintas-feiras no horário das 15:30h as 17:00h. Aguardem novas postagens! 

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior.

Osteossarcoma em Cães (Revisão de Literatura)

OSTEOSSARCOMA EM CÃES (REVISÃO DE LITERATURA)

RESUMO

Osteossarcoma (OSA) é o tumor ósseo primário mais observado em cães. Desenvolve-se principalmente em ossos longos sendo observado com maior freqüência em cães de raças grandes e gigantes de meia idade e idosos. São comumente apresentados com claudicação aguda ou crônica e inchaço no membro afetado e embora um diagnóstico de OSA apendicular, em cães, é sugerido, frequentemente, por único achado radiográfico, a citologia e a histopatologia são necessárias para confirmação do diagnóstico. A cirurgia raramente resulta em cura quando realizada isoladamente. Quimioterapia é necessária para diminuir a carga total do tumor, prolongar o intervalo livre da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Palavras chaves: Osteossarcoma, tumor, histopatologico, cão.
Tema central: Medicina Veterinária.

Para acessar o arquivo completo, CLIQUE AQUI . 

Para download do arquivo, vá na página de exibição, clique na opção 'Arquivo' no campo superior esquerdo da página e em seguida em 'Fazer download no formato original'.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Reunião de Diretoria do CAVET-USS

Convocação para reunião de Diretoria do CAVET-USS, quarta-feira, 16/11, às 17:00 horas.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Maturação sexual e parâmetros reprodutivos em touros da raça Nelore criados em sistema extensivo



MATURAÇÃO SEXUAL E PARÂMETROS REPRODUTIVOS EM TOUROS DA RAÇA NELORE CRIADOS EM SISTEMA EXTENSIVO




RESUMO

Objetivou-se verificar o estágio de maturidade sexual, a ocorrência do formato testicular e a relação entre características reprodutivas de tourinhos da raça Nelore. Foram utilizados 5.903 touros com média de 21 meses de idade submetidos a exame andrológico entre os anos de 1999 e 2003. Na ocasião do exame, foram registradas as seguintes características: perímetro escrotal (31,99 ± 2,23 cm), comprimentos testiculares esquerdo (11,21 ± 0,98 cm) e direito (11,26 ± 0,97 cm), larguras testiculares esquerda (5,92 ± 0,44 cm) e direita (5,97 ± 0,46 cm), formato testicular, variando de 1 a 5 (1,72 ± 0,46), volume testicular (632,21 ± 132,72 cm3), motilidade espermática progressiva retilínea (69,56 ± 12,31%), vigor espermático (2,87 ± 0,61) e morfologia espermática, com defeitos totais (22,19 ± 11,13%) e maiores (15,86 ± 10,45%) dos espermatozoides. As freqüências dos formatos testiculares foram longo (30,80%), longo-moderado (66,19%), longo-oval (2,49%), oval-esférico (0,02%) e esférico (0,04%). As correlações entre perímetro escrotal e características reprodutivas foram positivas. O perímetro escrotal é uma ótima característica para seleção de touros jovens da raça Nelore, que, na maioria (78,33%), apresentam-se sexualmente maturos aos 21 meses de idade.

Palavras-chaves: biometria testicular, formato testicular, maturidade sexual


Para ler esse artigo na integra, CLIQUE AQUI .

Curiosidade

Você sabia que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos brasileiros têm algum bicho de estimação em casa?


Projeto de Castração de Cães e Gatos de Rua

Um grande exemplo da USS realizando sua função social como Universidade!

Ocorreu no sábado dia 12 de novembro no Hospital Veterinária da USS o Projeto de Extensão Universitária do curso de Medicina Veterinária da USS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vassouras e a SAMB – Sociedade Amor de Bicho, tendo como objetivo realizar um controle populacional em animais de rua, com a finalidade de evitar várias doenças infectocontagiosas e zoonoses.
O cadastro dos animais foi realizado pela SAMB (somente animais de rua) e os exames pré-operatórios e cirurgias foram realizados no Hospital Veterinário da USS, com a participação dos alunos, professores e funcionários do Hospital Veterinário na Unidade de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão Prof. Antônio Orlando Izolani – Sítio do Barreiro, contando com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vassouras.












quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Medicina Veterinária da USS nota 3 no ENADE


O curso de Medicina Veterinária foi avaliado como nota 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A nota de avaliação é de 0 a 5, O CAVET-USS se ogulha dessa nova conquista do nosso curso e também gostariamos de  parabenizar os alunos que realizaram a avaliação! 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reunião da Liga de Bem Estar Animal

Atenção: Convocamos os integrantes da Liga de Bem Estar Animal, LIBEA-USS,  para reunião no dia 7/11, segunda-feira, no CAVET-USS as 18:00h.

Nota de Agradecimento


O Centro Acadêmico de Medicina Veterinária CAVET-USS, gostaria de agradecer a Administração, Direção e Funcionários do Hospital Veterinário, por cederem suas dependências para a realização de atividades de cunho educacional em prol dos alunos do Curso de Medicina Veterinária na I Jornada da Medicina Veterinária da USS, possibilitando assim o enriquecimento acadêmico dos alunos.
Esperamos e desejamos que este seja o inicio de uma grande e duradora parceria, com a finalidade de sempre render frutos em prol dos alunos e da Universidade que queremos.


Atenciosamente, CAVET-USS.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Reunião da Liga 'OS GRANDES'

Atenção integrantes da liga OS GRANDES: Reunião amanhã, quinta-feira (03/11), às 17:30 na sede do CAVET-USS.

Criptorquidismo em Equinos

  CRIPTORQUIDISMO EM EQUINOS

RESUMO
O criptorquidismo em eqüinos é uma patologia relativamente comum, sendo caracterizada pela falha na descida de um ou ambos os testículos. Animais que apresentam criptorquidismo têm comportamento de garanhões normais, devido a gônada retida continuar com sua produção hormonal. Podem ser classificados como criptorquidismo abdominal ou inguinal, sendo uni ou bilateral. O diagnóstico é feito através da palpação externa, palpação retal, dosagem hormonal, ultra-sonografia e laparoscopia. O tratamento recomendado é cirúrgico, sendo realizada uma orquiectomia total e este animal deve ser retirado da reprodução, principalmente pelo fato do criptorquidismo estar relacionado com alguma característica hereditária.
Palavra-Chave: criptorquidia, eqüinos, orquiectomia, testículo.
Para ler o artigo na íntegra CLIQUE AQUI.