Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

Trabalho da Veterinária USS nos EUA

                                                                             

Trabalho com estudos em laboratório sobre distúrbios de comportamento animal em cativeiro tem vídeo exibido em canal de televisão americana, Animal Planet.

A tese de pós-doutorado de Ricardo José Bottecchia Macacos do Gênero Cebus em Cativeiro (CETAS – IBAMA): Comportamento, Enriquecimento Ambiental e Tratamento Homeopático de Transtorno Obsessivo-compulvivo (TOC) é fruto de um projeto aprovado e certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Severino Sombra, como fluxo contínuo. Por meio de um laboratório montado nas instalações do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICM Bio, em Seropédica, RJ, são registradas imagens que, posteriormente, servem como objeto de estudo para estudantes de graduação, nível médio e pesquisadores.
O Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS – é o local para onde são destinados os animais silvestres capturados pelos agentes de fiscalização do IBAMA ou das Polícias Florestais, que tem a finalidade de triagem e cuidados com esses animais, sejam eles vendidos ilegalmente, ou por abandono de particulares que os mantinham em cativeiro doméstico.
Parte dos animais oriundos de apreensões, após passarem por exames de rotina, volta à liberdade, enquanto outros permanecem em recintos fechados para o resto de suas vidas, o que gera a perda de direito a expressão plena de seus comportamentos.
Segundo o professor Ricardo Bottecchia, que teve seu pós-doutoramento concluído em 2011, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, é de conhecimento do meio científico que o empobrecimento do bem estar animal interfere em seu estado de saúde. As estatísticas mostram que, dentre os mamíferos, os mais prejudicados pelos atos ilegais praticados por infratores são os primatas, em especial, na região sudeste, os macacos do gênero Cebus (macaco prego), pois estes permanecerão o resto de suas vidas em cativeiro.
Em vida livre, existe uma abundancia de fatores/estímulos importantes para a manutenção da saúde do animal. A retirada destes fatores/estímulos parece ser responsável por distúrbios comportamentais, entre eles o Transtorno Compulsivo Obsessivo (TOC). O projeto teve a finalidade de diagnosticar e tratar esta patologia em animais do genero Cebus, em cativeiro no CETAS – Seropédica, através do enriquecimento ambiental e da homeopatia, e observar as alterações que venham a surgir na sintomatologia assim como integrar os cursos de Psicologia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, para buscar, juntos, o entendimento dessa e outras patologias e seus possíveis tratamentos.

Um comentário:

  1. Parabéns ao mestre Ricardo me sinto orgulhoso em trabalhar nesse projeto com ele, mais que merecido esse reconhecimento!

    ResponderExcluir